domingo, 4 de março de 2012

A Chave de um Segredo


Bom,essa tela tem muitos significados,assim como todas as outras que compartilho com vocês,pois gosto de deixar as pessoas pensando o que é,o que eu quis dizer ... E esse de um modo especial despertou a curiosidade de muitas pessoas,rsrsrsrs!Vou começar a explicar a partir da primeira pergunta que me fizeram : O porque das três estrelas maiores ?Fiz pensando em várias coisas,lemas,cores e pessoas!Adoro o número três ,a prova disso é que sempre escrevo para os amigos desejando “PAZ,LUZ E FELICIDADE” ,“PAZ,LUZ E SONHOS”,ou qualquer outra união de três coisas boas.Também porque sou admiradora do grande lema francês: “Liberdade,Igualdade,Fraternidade” (que ficou na minha mente de tanto minha irmã falar,rsrsrsrs),também é uma homenagem às três estrelas que eu amo observar,aquelas que quando olho o céu me chamam logo a atenção e além disso me veio a idéia de homenagear o meu pai (Azul),a minha irmã (Verde)e a mim (Coral), rsrsrsrsrsr,fiz as estrelas com as cores preferidas de cada um,eu às vezes faço isso,coloco um detalhe para nos simbolizar!
Um outro detalhe que fui reparar depois que postei a foto em algumas das minhas páginas na net,foi a nuvem,confesso que eu nem me liguei muito na hora que criei,tinha pintado para que o céu escuro tivesse uma neblina dando profundidade e movimento à noite mas depois percebi que a nuvem parecia um pássaro.Agora nem sei se essa impressão é de tanto que olhei para essa obra,rsrsrsrs.Mas assim que é bom né?Sempre uma surpresa,um mundo novo a cada viagem através da obra!
A parte colorida é o céu inspirando a imensidão de um olhar profundo sobre tudo que somos e nos cerca,como as cores do Universo e dos tempos nelas refletidos!
Mas umas das principais inspirações para “A Chave de um Segredo”,está literalmente na lminha mão esquerda...não é nada especial para algumas pessoas,mas para mim significa muito, porque eu adoro,sou fascinada desde criança por três pintas que tenho,duas no meu dedo indicador e a outra no dedo anelar, que formam tipo um triângulo(não muito certinho,mas lembra...)!Do lado do coraçãotrês pontos que amam brilhar estão eternizados,em minha singela obra!
Sabem de uma coisa?Essa Chave está em muitos lugares,mais perto do que pensamos, de vez em quando é visível,outras vezes não.Não vou me alongar na apresentação dessa tela (acredito que até já escrevi demais rsrsrs),prefiro que vocês fiquem à vontade para encontrar A Chave e resolver o mistério,porque se eu exagerar nas explicações,acabo revelando o Segredo, e ... bom,como a gente sabe,segredo é segredo,rsrsrsrsrsrs!
Nome:A Chave de um Segredo
Descrição:Acrílica sobre tela 70x50 2011
Criação de Patrícia Lettiere
Obra doada ao Acervo da Liga da Defesa Nacional -RJ/2011

Ondas

Pintei “Ondas” no ano de 2009.E quem batizou minha obra foi a minha irmã Ana Lettiere,eu acredito que já comentei com vocês que a hora de dar o título à Obra é a parte em que mais tenho dificuldade,então meu peço uma ajudinha a minha família e amigos,rsrsrsrsrs.Peguei a tela em branco com a intenção de fazer uma paisagem,um mar com pássaros,etc,porém na hora mudei de idéia,estava mais inspirada para pintar algo abstrato...
Mas continuava querendo transmitir a essência de uma energia viajante,também relacionada à noite,por isso o fundo mais escuro...tudo repleto das boas expectativas que viajam pelo Universo (representadas pelos traços).
Quando minha irmã sugeriu esse nome “Ondas”.Eu perguntei porque...O que minha obra passava para ela?E ela me disse que parecia um mar (profundo,mais escuro)com o reflexo da Lua na água e uns barquinhos deixando-se ver em meio às ondas.O meu pai também viu mais ou menos assim,viu como se fosse uma onda se formando,com os barquinhos na água.
Bom,eu acredito que quando as coisas tem que ser,elas são,rsrsrsrsrs...não é possível,é muita coincidência,eu,que antes estava com a idéia de pintar uma paisagem de mar,só na última hora resolvi mudar um pouco o foco ...e mesmo assim,quando pergunto o que estão vendo,é justamente o mar,que os olhos e corações dos que apreciam a obra identificam rsrsrsrsrs!
A essência desde o começo continuou a mesma,ou seja...é tudo,o mar, com a força das ondas e a luz do céu...em todas as formas e traços!A Natureza se revela ,num misto de cores e reflexos que invadem a alma,radiantes em beleza e encanto!
Nome: ONDAS
Descrição:Acrílica sobre tela 30x40 2009
Criação de Patrícia Lettiere
Obra doada ao Acervo da Escola Superior de Guerra -RJ/2011