terça-feira, 2 de novembro de 2010
OIII!!!
Bom...demorei,mas voltei!Estou aqui para apresentar as minhas novas telas para vocês! Peço desculpas aos(às) amigos(as) que “Pintam no Pedaço” com o carinho de suas visitas,pelo tempinho em que fiquei sem postar novidades no Blog,precisava desse tempo para me organizar e preparar as postagens com toda a dedicação que com felicidade ofereço à vocês! Essas obras como todas as demais,tem suas histórias,motivos que me levaram ao encontro da inspiração.Mas estas tem um significado muito especial,pois foram inspiradas por amigas da Arte que tive a honra de encontrar nesta vida,pessoas brilhantes que espalham sabedoria,luz e emoção com suas Artes,em cada uma delas me inspirei de uma maneira única.Espero que minhas obras tenham agradado a todas elas,pois esta é a minha singela forma de homenageá-las,pois merecem todas as mais belas energias do Universo! À vocês,amigas,o meu agradecimento de coração! Bom é isso,espero que todos apreciem as Obras e as Histórias,nas postagens abaixo!!! Beijos, Patrícia Lettiere
VÉUS DA TERRA
Essa inspiração chegou até mim através de uma foto de cachoeira que a amiga Nadilce Beatriz me enviou.Bem...não tinha como eu não me encantar pelo maravilhoso cenário que a Mãe Terra mais uma vez me ofereceu.
Águas cristalinas,fortes,carregadas de vida,uma essência que desfaz a distância,fazendo-nos sentir toda a imensidão e a própria presença do existir...
Depois de uns dias com a imagem fixa na mente e com algumas idéias já esboçadas num papel,um novo sopro,um novo e leve pensamento chegou...Fiz a cachoeira,acrescentei alguns detalhes,minúcias que vão surgindo ao longo da pintura...sempre tem algo,por menor que seja,que acaba dando um toque especial,fazendo a paisagem brilhar.
A primeira coisa que tento expressar em minhas obras é aquilo que sinto,sem muito raciocínio,valorizando mais a intuição,é como por exemplo,quando alguém te faz uma pergunta de surpresa e você precisa responder sem ter muito tempo para pensar,falando rápido o que a tua alma respira.Bom é mais ou menos assim,espero que eu tenha conseguido explicar um pouco desse processo rsrsrsrs.
Voltando ao que senti ao ver a foto...foi a imensa sensação de paz que a Natureza nos oferece o tempo todo e que muitas vezes vamos tão longe procurar,mesmo que seja em uma fotografia,é um momento,uma visão que vale uma eternidade.Tentei nessa pintura revelar pelo menos um pouco da beleza e pureza do doce som das águas preservadas.Espero ter conseguido eternizar essa magnitude na tela,para que,quem olhá-la um dia,possa sentir essa Paz!
Como esta obra foi feita para uma grande amiga e escritora,não poderia encerrar esta postagem sem mencionar aqui mais uma linda e inspirada poesia que ela fez e ilustrou com “Véus da Terra” ,em seu Blog.Agradeço o carinho e a atenção dela,pois muito admiro e aplaudo o maravilhoso Dom que ela tem.
Tenho muito a agradecê-la,foi a amiga Nadi quem batizou essa tela com o nome “Véus da Terra”!Adorei o título na hora,tudo a ver com a obra!
Aqui está o link para a poesia: http://escrevendootempo.zip.net/arch2010-10-24_2010-10-30.html#2010_10-28_17_10_18-148439827-25
Nome da tela:Véus da Terra
Descrição:Óleo sobre tela 46x55 2010
Criação de Patrícia Lettiere
Beijos,
Patrícia Lettiere
SIMPLICIDADE E NOBREZA
Antes de contar a história de como me inspirei para criar a obra “Simplicidade e Nobreza”,que é baseada na poesia “Linda Flor”de Maria Vitória Valoto,vou postar a poesia “Flores do Campo” que tive a honra de escrever em parceria com o poeta e escritor Paulo Leandro Valoto,e que...vejam que legal...é o pai da Maria Vitória!Esse escrito “Flores do Campo”,assim como “Linda Flor”,é capaz de nos guiar ao encontro do reino da tela,nos revelando seus encantos e alegria!
Fico muito feliz de poder homenageá-los aqui,pois são amigos e artistas de talento sublime,que merecem nossos aplausos!
Flores do Campo (Patricia Lettiere e Paulo Valoto).
Flores que brotam nos campos
E, ao som de um vento, bailam
Emoções e sonhos que são tantos
Das lembranças que me encantam.
As flores com pétalas de esperança
Espalham um delicioso perfume no ar
Fico brincando como uma criança
E vou viajando em sonhos sem parar.
O orvalho vem suave sobre mim
Soprando e mostrando o que vi
São tantas lembranças sem fim
Dos momentos que um dia eu vivi.
Obra escrita por Patrícia Lettiere, adaptada e rimada por Paulo Valoto.
Link para a página de Paulo Leandro Valoto no Autores.com.br: http://www.autores.com.br/PauloLeandroValoto
Link para a página de Maria Vitória Valoto:
http://www.autores.com.br/MariaVitoriaValoto
Tive como inspiração para criar essa tela o excelente texto “Linda Flor”,da amiga das letras,Maria Vitória Valoto.
Como o título já diz é uma “Linda Flor”,que gera e espalha as mais belas emoções e sentimentos.Vi toda “Simplicidade e Nobreza” reveladas por suas palavras.
A minha idéia era fazer uma pintura leve,uma paisagem de campo,com o céu claro,bem natural, para representar a liberdade e a pureza.Na foto da obra dá para perceber que fiz um contorno azul na Rosa,destacando-a do céu.
O campo com flores de cores variadas,representa a simplicidade.Uma simplicidade radiante de beleza,com flores fortes,fraternais...flores do campo...as minhas preferidas.Bem,na verdade, acho que todas as flores carregam na sua essência a simplicidade e a nobreza,são todas jóias únicas.
Bom,voltando a falar sobre o campo,as flores,mesmo as mais simples nascem,enfeitando e perfumando o Universo.É isso que as torna Nobres!
A flor principal,que é uma rosa amarela,se destaca no meio do campo de flores,representando a Nobreza.Pois ao pintá-la pensei também em representar o Sol,fixando então dois significados, o primeiro é o sol que ilumina e protege as outras flores,e o segundo segue a magia representada no belo escrito que ilumina com a “Simplicidade e Nobreza” reunidas e completas,os olhos de quem tem a alegria de poder contemplar e ser enriquecido pelas lindas palavras!
Não vou contar o texto,vou deixar ser surpresa!Para todos os que desejarem ler,tenho certeza que irão compreender e reverenciar a grandiosidade do escrito e de sua autora!
Aqui está o link do texto:http://www.autores.com.br/2010051635599/Literatura/Poesias/linda-flor.html
Nome da tela:Simplicidade e Nobreza
Descrição:Óleo sobre tela 46x55 2010
Criação de Patrícia Lettiere
Beijos,
Patrícia Lettiere
EVOLUÇÃO DE FARFALLAS (Borboletas)
Esse quadro fiz para homenagear Tânia Martins,uma grande amiga das Letras que tive a honra de conhecer no universo das artes.
Evolução de Farfallas é uma tela que une dois estilos,paisagem e abstrato.Ao criá-la desejei que não ficasse muito óbvia,então,nas montanhas,no céu e nas farfallas(borboletas),dei um toque mais estilizado.
A primeira borboleta tem as formas definidas,bem tradicionais.As demais são representadas por formas mais abstratas para simbolizar a evolução.O céu riscado com as cores parecidas com as das borboletas visa dar a impressão de que as borboletas estão se fundindo com o céu,deixando a montanha desfocada,mas trazendo sempre o verde da esperança.
Vejo as poesias como borboletas,possuem as mais lindas e vibrantes nuances que levam e elevam a inspiração e emoção em suas asas.As poesias voam pela eternidade,atravessando os tempos e preenchendo a vida com cores e a alma com sabedoria,por isso fiz a tela representando borboletas repletas de vida,pois a poesia é esse poder,o conhecimento que nos leva à Evolução!
Fico feliz pela generosidade da amiga das Letras em compartilhar com o Universo seus maravilhosos escritos!
Indico aqui um link para que conheçam um pouco mais as excelentes letras da talentosa escritora Tânia Martins: http://www.autores.com.br/tania_martins/
Nome da tela:Evolução de Farfallas (Borboletas)
Beijos,
Patrícia Lettiere
Assinar:
Postagens (Atom)